Antes de começar o jogo, o Prof° Rowan vai falando sobre como nós humanos vivemos junto com os pokémons.Uma hora, a tela de baixo do seu DS mostrará uma pokébola, clique no centro da pókébola para que saia um Munchlax de lá e o professor continue a explicação. Diga se você é um menino ou uma menina, e depois escolha um nome para você,e para seu rival.
CIDADE TWINLEAF
O jogo começa com uma notícia na televisão sobre um Gyarados vermelho.Depois você estará em seu quarto, desça de seu quarto e fale com sua mãe que ela dirá pra você ir na casa de seu vizinho,(seu rival).Entre na casa de seu vizinho e depois saia.
ROTA 201
Aqui estará seu rival , fale com ele e depois ele ficará andando junto com você, siga para esquerda e depois ao norte que você chegará em lugar chamado Lake Verity, entre nesse lugar e verá O Prof° Rowan e Dawn/Lukas , também verá uma maleta, se aproxime dela e dois Starly's iram te atacar.. Começou sua aventura.
Escolha um Pokémon para derrotar os Starly's, podendo ser:
Turtwig do tipo planta.
Chimchar do tipo fogo.
Piplup do tipo água.
O pokémon que você escolheu para derrotar os Starly's também será seu pokémon inicial, volte para sua cidade e fale com sua mãe que ela te dará o Runnig Shoes, um item que faz seu avatar correr...
Aqui terá uma escola, entre nela e seu rival estará aqui, fale com ele e entregue o Parcel para ele, em troca ganhe o Town Map dele.
Agora está na hora de uma Missão para você cosenguir um Pokétch.Você deve levar até três cupons que estão espalhados pela cidade e entregar à um homem de roupa roxa.
Aqui vai uma pequena ajuda com as Screens.. :
Depois de conseguir pegar os três cupons o homem irá te dar um Pokétch! Aproveite que já está aqui e vá saindo da cidade pela esquerda e depois entre no atravessador de rota daqui, fale com o pescador que está aqui dentro e ele te dará a Old Rod. Agora siga para à direita de Jubilife City, e saia dessa cidade. Ande mais um pouco e verá seu rival aqui, ele irá querer batalhar com você.
A GRANDE BATALHA NA ROTA 204
Agora vamos ver se você treinou mesmo seus pokémons..!
Seu rival usa:
Depois de derrotar seu rival batalhe com os treinadores dessa rota você verá uma caverna aqui, entre nessa caverna. Nessa caverna tem um homem te dará o Rock Smash, e aqui só terá dois treinadores para você batalhar.
Essa caverna é bem pequena,é só ir reto para direita e você já estará na próxima cidade.
A CIDADE OREBURGH
Finalmente chagamos a cidade do primeiro Gym. Quando você chegar na cidade,um menino irá te levar até o GYM da cidade.
Seu rival estará aqui e irá te avisar que o Ginásio está fechado.Vá até a aréa de escavação daqui você encontrá alguns pokémon de pedra como Onix e Geodude, você verá que tem muitos operários trabalhando ao lado de Machops. Aqui dentro você encontrará Roark.. Mas quem é ele.??
Ele é o líder do ginásio de Oreburgh.. Depois que você falar ele, ele irá para seu GYM, então vamos rumo ao primeiro Ginásio!Será uma batalha difícil.. mais como sempre digo vá nos matinhos.!!
Roark usa:
Geodude lvl 12
Onix lvl 12
Cranidos lvl 14
VOLTANDO À JUBILIFE CITY
Volte a Jubilife City e verá o Prof° Rowan e Dawn/Lukas , você terá que batalhar com membros da Equipe Galactic, e será em dupla... Dawn/Lukas irá batalhar ao seu lado com seu inicial no lvl 13.
Derrote os membros da Equipe Galatic e depois que você derrotá-los aparecerá um gordinho que irá te avisar que o canal de TV está aberto e te dará um item para vestir seus pokémons.
Antes de prosseguir, você deve voltar e dar uma olhada na Jubilife TV ,que é um prédio com uma TV enorme na frente. No primeiro andar tem uns treinadores um pouco mais fortes que usam pokémons no lvl 17, seria bom lutar com eles, e a cada dia um treinador diferente aparece aqui. No segundo andar tem uma pessoa que te presenteia com uma Mask, um item que é usado em Contests. Essa pessoa pode te dar um Turtwig Mask, um Chinchar Mask ou um Piplup Mask, dependendo de seu inicial. Logo após isso, siga para a rota 204 e entre na caverna.
CIDADE FLOARAMA
Entre na casa de telhado vermelho para ganhar 1 item da mulher de lá. Tem uma casa com duas árvores de berry logo da frente, recolha as berrys e entre na casa.Fale com as mulheres daqui. Uma delas te dará o Psyduck Pail, um item que serve para regar as berrys quando plantadas. Agora está na hora de provar se você é mesmo um herói.!Siga para o lado direito da cidade,e verá uma garotinha...Fale com ela e ela lhe pedirá ajuda.
O pai dessa garotinha foi raptado pelos membros da Equipe Galactic, como a passagem da ponte está sendo interrompida pelos membros da Equipe Galactic,continue seguindo à direita e verá um lugar com moinhos de vento.Aqui tem matinhos onde você pode pegar pokémons como:Buizel, Shellos, e Pachirisu, tem um fantasma chamado Drifloon que aparece toda sexta-feira parado na frente do moinho de vento, se quiser capturá-lo, ele estará no lvl 22.Um membro da Equipe Galactic está bloqueando a entrada do moinho de vento,lute com ele.
Ele usa:
Glameow lv.11
Após derrotá-lo, ele entrará no moinho. Você não poderá entrar, pois precisa de uma chave chamada Works Key. Volte à Floaroma City e vá para esquerda,depois ao norte, verá que abriu-se uma entrada para um novo lugar chamado Floaroma Meadow. Ao entrar nesse lugar terão dois membros da Equipe Galactic ameaçando um homem.
Você irá batalhar primeiro com um para depois batalhar com outro.
O primeiro membro usa:
Wurmple lvl 9
Silcoon lvl 9
O segundo membro usa:
Zubat lvl 11.
Depois de derrotar os membros da Equipe Galactic o homem que estava sendo ameaçado lhe dará a chave do moinho de vento (Works Key) e ele também te dará um mel chamado Honey, que faz com que apareçam certos pokémons em certos tipos de árvores.
Volte ao local do moinho de vento, abra a porta com a chave que você recebeu dele, e entre dentro do moinho. Dentro do moinho, você terá que batalhar com mais membros da Equipe Galactic. Derrotando-os, verá um cientista e uma mulher de cabelo vermelho chamada Mars, ela que raptou o pai da garotinha que lhe pediu ajuda. Lute com Mars, ela é uma Comander da Equipe Galactic.
Mars usa:
Zubat lvl 14
Purugly lvl 16
Derrotando Mars, todos os membros da Equipe Galactic irão embora. A garotinha que lhe pediu ajuda virá e lhe agradecerá por ter salvo seu pai, o cientista. Agora, lembra da ponte que estava sendo bloqueada pelos membros da Equipe Galactic ? então, o caminho da ponte está livre!!! Recupere seus pokémons e vá por esse caminho.
ROTA 205
Nessa rota tem vários treinadores. Batalhe com todos para ganhar experiência e dinheiro, depois vá pegando todos os itens que estiverem aqui. No meio dessa rota tem uma casa onde uma mulher cura seus pokémons.
Siga todo o caminho desta rota e chegará em uma floresta. Ao entrar nessa floresta, uma treinadora pokémon chamada Cheryl pedirá sua ajuda para atravessar a floresta. Você fará batalhas em dupla ao lado dela, ela tem um Chansey lvl 15 muito forte. Não esqueça de recolher os itens que encontrar pelo caminho.
Cheryl te ajudará a derrotar os treinadores que aparecerem na floresta. E você não poderá capturar os pokémons agora, porque você só pode lançar a pokébola se haver só 1 pokémon selvagem, e a Chansey também não irá ajudar, ela pode derrotar o pokémon que você queira capturar. Se você quiser, você pode voltar e capturar o pokémon que quiser. Nessa floresta aparecem alguns Bunearys, se está jogando Diamond você pode capturar um Murkrow à noite, e se você está jogando Pearl, poderá capturar um Misdreavus .Mas o bom é que seus pokémons vão ganhar pontos de experiência. Quando você chegar no final da floresta, Cheryl vai te agradecer e irá embora. Ao sair da floresta, tem alguns pescadores para lutar, eles tem mais Magikarps, alguns Goldeens também. Pegue o item que achar e siga para direita que estará na próxima cidade.
A CIDADE ETERNA
Nessa cidade verá membros da Equipe Galactic espalhados pela cidade. Entre na casa ao lado do Centro Pokémon e fale com o velho, ele te dá o Explorer Kit, um item que serve para chegar ao subsolo de Sinnoh. Você poderá encontrar algo como fósseis, do lado do PokéMart tem um prédio, lá tem um menino que troca um Buizel seu por um Chatot dele, também tem uma velha que te dá o TM 67 - Recycle.
Agora vá ao norte como se fosse sair da cidade e irá aparecer Cynthia , a campeã da Elite 4. Fale com ela e ela verá sua pokédex e depois te dará o HM 01 - CUT, que poderá ser utilizado depois de derrotar a líder do GYM de Eterna City.
Nos matinhos da rota 211 podemos encontrar Medidite, Chingling e Ponyta. Se você ainda não tem um pokémon de fogo , pode capturar um Ponyta que terá vantagem no GYM de planta dessa cidade . E se vier aqui de noite você ainda encontrará um Hoothoot. Tem ainda uma caverna, você não poderá ir muito longe, mas é possível capturar Cleffa por aqui. Depois disso vá ao GYM da cidade, tem quatro mulheres escondidas por aqui, após derrotar uma, aparecerá outra, depois de derrotar todas, a líder daqui aparece. Então vá até ela e derrote-a.
Gardênia usa:
Cherubi lv.19
Turtwig lv.19
Roserade lv.22
BATALHA CONTRA A EQUIPE GALATIC
Agora que tem a sua insígnea, ensine o golpe CUT a um de seus pokémons. Com esse golpe, podemos cortar a arvorezinha ao norte da cidade onde tem um prédio, depois de cortar a arvorezinha entre nesse prédio.Nesse prédio você verá membros da Equipe Galactic por todos os lados, batalhe com todos os membros daqui. Vá subindo cada andar do prédio, quando você chegar no último andar, verá uma Comander da Equipe Galactic chamada Jupiter tentando roubar os pokémons de um homem. Lute com ela e derrote-a.
Jupiter usa:
Skuntank lvl 20
Zubat lvl 18
Depois de derrotá-la, o homem lhe agradecerá e dirá para você ir visitá-lo em sua loja de bicicletas. A loja de bicicletas fica abaixo do PokéCenter, fale com o homem de lá que ele te dará a sua Bike. Nestas versões, a bike tem 2 marchas, se você apertar o botão B quando estiver andando com ela, perceberá que ela anda mais rápido do que o normal. Quando precisar subir em uma rampa por exemplo, basta apertar o botão B usando a bicicleta. Agora vá para rota ciclista saindo ao sul da cidade. Ao entrar fale com um cientista e receba o Exp. Share dele, ele irá te dar se já tiver visto 35 pokémons. Apenas atravesse a rota descendo de bicicleta, e derrote os treinadores daqui.No fim dessa rota, fale com uma menina loira e receba Flap.Depois use CUT mais à direita e chegará a rota 206. Lute com um único treinador aqui. Saia da Cycling Road, e siga para baixo e quando estiver chegando a rota 207 verá Lukas/Dawn. Fale com ele(a), e ele(a) te dá um VS Seeker e uma nova função para o Pokétch chamada Dowsing Machine, que funciona como o Item Finder das versões anteriores.
Agora siga à caminho lutando com todos os treinadores. Você encontrará o Mt. Coronet, mas não há muito o que fazer, já que ainda não temos o HM SURF. Continue seguinho esse caminho até que um homem de cabelo azul chamado Cyrus falará com você e irá embora. Logo chegará na rota 208. Aqui haverá mais treinadores para lutar. É bom mesmo, para ir treinando e subindo levels de seus pokémons, e alguns treinadores usam pokémons que você ainda não viu, é bom vê-los para completar a Pokédex. Tem um lugar onde você usa Rock Smash e encontra um item.Você encontrará aqui o Berry Master, ele te dá uma Berry todos os dias se você vier falar com ele. Tem também uma menina que se falar com ela, você ganha uma nova função do Pokétch chamada Berry Searcher. Siga um pouco mais à direita e chegará na próxima cidade.
A CIDADE HEARTHOME
Quando entrar na cidade, verá uma mulher chamada Keira atrás de seu Buneary, mas não é nada de importante. O ginásio da cidade não está acessível. Ao norte da cidade tem um estádio onde se realizam o famoso Pokémon Contest. Lá você encontrará sua mãe e Keira. Você receberá acessórios delas. Verá aqui também uma mulher na frente do Contest Hall, ela se chama Fantina, fale com ela e ela dirá que é a líder do ginásio. Ela irá embora.Entre na casa à direita do Centro Pokémon e encontrará Bebe ,Aquela do PC, que cuidará de seus Pokémons como Bill nas versões anteriores, e na casa ao lado do Pokémart à um homem que te dará o :
Poffin Case (Poképan).
Agora vá para o prédio ao lado dessa casa, suba até o último andar e fale com a menina dali que ela te dará o Shell Bell. Agora saia de lá. Agora, vamos sair da cidade. Mas para deixar a cidade, vamos ver o nosso rival, que quer batalhar com você.
Se você escolheu o Turtwig ele usará:
Starly lvl 19
Buizel lvl 20
Roselia lvl 20
Monferno lvl 21
Se você escolheu o Chinchar ele usará:
Starly lvl 19
Roselia lvl 20
Ponyta lvl 20
Prinplup lvl 21
Se você escolheu o Piplup ele usará:
Starly lvl 19
Buizel lvl 20
Ponyta lvl 20
Grotle lvl 21
Agora deixe um lugar vago no seu time, que teremos uma surpresa, agora vá ao sul da cidade e depois à direita até ver um atravessador de rotas e um homem antes, fale com o homem dali e ele te dará um ovo de Happiny!
Após você der 10.496 passos o ovo de Happiny nascerá!Agora, passe o atravessador de rotas para chegar à Rota 209, nessa rota se você conversar com um pescador que está em uma ponte ele vai te dar a God Rod.
Aqui você encontrará também a Torre Perdida, esta torre é um tipo de cemitério, onde se prestou homenagem aos Pokémons que já morreram. Aqui você encontra vários itens, seu objetivo nesta torre é chegar ao último andar e falar com a velha da esquerda que ela te dará o HM 04 Strenght.
Pokémons encontrados: Zubat, Golbat, e Gastly.
Agora continue andando pelo caminho da Rota 209 e vá ao norte que chegará em uma nova cidade.
A CIDADE SALACEON
A primeira coisa que você tem que fazer aqui é ir no DayCare e deixar dois pokémon com a velha daqui. Agora saia do DayCare e entre de novo que verá um homem, fale com ele e ele te dará uma nova função no seu Poketéch.Fale com mais outro homem daqui e ele te dá mais uma função no seu Pokétech chamada Pokémon History, para saber quem é esse homem veja a screen abaixo :
Entre na casa ao lado do Centro Pokémon. Aqui tem um homem que pergunta por um pokémon, se você mostrar a ele o pokémon que ele descreve, ele te dará um item. Ele fará isso todos os dias. No lado direito da cidade tem uma casa onde você pode recebe o Seal Case. Nesta cidade também existe as Ruinas Solaceon, onde podemos encontrar os Unowns, mas no momento não é nescessário explorá-la. Não há mais nada o que fazer aqui, então, saia da cidade pelo norte.
ROTAS 210 E 215
Se você joga pokémon a um bom tempo, vai se lembrar daquela grama alta das versões anteriores como Ruby, Sapphire e Emerald e também irão se lembrar que nesta grama alta não é possível andar de bicicleta, mas você precisará da bicicleta nesta rota para peguar itens. Aqui haverá mais treinadores para se lutar, é bom já ir treinando mesmo que a próxima cidade é a do ginásio. No fim da rota 210 tem uma casa chamada Pokémon Cafe, onde tem mais alguns treinadores para batalhar e tem uma mulher que vende o Moo-Moo Milk, um item que recupera 100 HP e chega a ser mais barato que um Super Potion.
Do lado de fora verá os Psyducks bloqueando a passagem ao norte, então saia pela direita em direção a rota 215.Nessa rota começará a chover e no matinho pode aparecer um Kadabra! Aqui também tem uns treinadores de tipo lutador. Usando Cut naquelas arvorezinhas você poderá achar alguns itens. Apenas preocupe-se em atravessar a rota, a saída fica mais à direita, lá tem berrys e mais à direita chegará na próxima cidade.
A CIDADE VEILSTONE
Haverá membros do team Galactic por essa cidade. Fale com as pessoas pela cidade, algumas delas te darão itens. Essa cidade é como Celadon, Goldenrod e Lilycove das versões anteriores. Aqui encontra-se o Game Corner. Visite o MegaMart da cidade, além de comprar itens aqui, você pode receber mais uma função no seu Pokétech. Agora vá rumo ao próximo ginásio. Você verá Lukas/Dawn quando estiver chegando próximo ao ginásio, mas não é nada importante por enquanto. O ginásio é do tipo lutador, para ter vantagem, traga um pokémons com golpes psíquicos ou voadores. Aqui você deve seguir as rampas para chegar até o líder. Lembre-se que você pode bloquear e desbloquear as rampas para facilitar ou atrapalhar.
Maylene usa:
Meditite lvl 27
Machoke lvl 27
Lucario lvl 30
Ao sair do ginásio, virá Lukas/Dawn e dirá que sua Pokédex foi roubada e pedirá sua ajuda. Vocês irão lutar numa batalha em dupla de 2 pessoas, contra a Equipe Galactic. Para te ajudar na batalha, Lukas/Dawn usará um Clefairy lvl 25, um Kadabra lvl 25 e o inicial evoluído lvl 28.
Os dois membros usam :
Beautifly lvl 25
Stunky lvl 25
Dustox lvl 25
Croagunk lvl 25
Após derrotá-los, eles irão entrar em um galpão ali perto. Entre também e achará o HM 02 Fly. Agora você poderá voar à qualquer cidade de Sinnoh já visitada, basta ensinar esta técnica a um de seus pokémons que seja voador. Se ir à segunda casa mais próxima ao ginásio, receberá o Coin Case um item que serve para guardar moedas usadas no Game Corner. Não há mais nada de tão importante a fazer nessa cidade. Antes de mais nada, aproveite que agora você pode usar Fly e voe para Jubilife, entre no Pokétch Company e fale com o president de lá, ele vai dar uma nova função pro seu Pokétch chamada Marking Map. Volte para a cidade Hearthome, siga em direção sul e entre na rota 212.
ROTA 212
Lute com os treinadores daqui. Na metade do caminho começará a chover. Pegue os itens e as berrys que encontrar pelo caminho. Os policiais que tem nesta rota só batalharão com você à noite. Se você passar na frente de dois treinadores ao mesmo tempo, farão uma batalha em dupla com você, mas se passar mais perto da frente de um do que do outro, pode ser uma batalha normal. Você verá a mansão pokémon nesta rota, mas não iremos explorá-la por enquanto. Ela é opcional, no fim do detonado falaremos sobre ela.Em uma parte da rota, começará a chover. Procure lutar com todos os treinadores, afinal, você ganha dinheiro e experiência para seus pokémons. A chuva permanecerá durante as batalhas, saiba que quando chove, golpes de água tornam-se mais fortes e golpes de fogo tornam-se mais fracos. Verá em um certo ponto umas pontes fininhas, que você poderá atravessar com a bike. Numa delas chegará em um item, na outra chegará numa casa que tem uma mulher de guarda-chuva na frente.
Tem um lugar que você passará e estará cheio de lama, e você não poderá usar a bike nesse trecho, procure andar pelo matinho. Vá seguindo caminho à mais extrema direita e chegará na próxima cidade. Use o Dowsing Machine do Pokétch nessa última parte da rota, há item escondido por aqui.
A CIDADE PASTORIA
Esta é a cidade onde tem o Safari Zone, mas tem um cara do team Galactic lá. No Mart da cidade você ainda encontra Dusk e Quick balls. Mas agora vamos direto para o ginásio. O ginásio é inundado de água. É necessário apertar botões para que o nível de água mude. Botões amarelos baixarão o nível de água ao mínimo, botões verdes deixarão o nível de água médio e botões azuis aumentarão o nível de água ao máximo. No fim lutará com o líder Crasher Wake.
Crasher Wake usa:
Gyarados lvl 27
Quagsire lvl 27
Floatzel lv30
Os levels dos pokémons são iguais ao do gym anterior, então, se não teve dificuldade para derrotar a líder do ginásio anterior, também não terá para passar desse. Fale com a mulher de guarda chuva ali perto da Zona Safari que ela te dará um Chinchar Mask. Agora vá em direção à Zona Safari. Aqui dentro você tem que encontrar o HM 05 Defog, e também pode capturar muitos pokémons diferentes. Após entrar fale com a menina de cabelo verde bem à direita da entrada que ela te dará o Defog.
Deverta-se aqui dentro pegando os pokémons que você quiser e depois que sair daqui fale com o membro da Equipe Galatic do lado da saída da Zona Safari e ele irá fugir dali, vá em direção à onde ele fugiu e virá seu rival para te desafiar, batalhe com ele.
Se você escolheu o Turtwig ele usará:
Starly lv.26
Buizel lv.25
Roselia lv.25
Monferno lv.28
Se você escolheu o Chinchar ele usará:
Starly lv.26
Roselia lv.25
Ponyta lv.25
Prinplup lv.28
Se você escolheu o Piplup ele usará:
Starly lv 26
Buizel lvl 25
Ponyta lvl 25
Grotle lvl 28
Depois de derrotá-lo, siga para diereita e estará na rota 213, continue andando por aqui e depois verá aquele membro da Equipe Galatic que fugiu de você, fale com o membro e ele fugirá de novo! Toda vez que encontrar ele fale com e novamente ele fugirá. Também chegará em um lugar chamado Valor Lakefront. Haverá 5 batalhas em dupla aqui, encontre com ele denovo ( o membro da Equipe Galatic) mais a frente e, cansado de ser perseguido, batalhará com você. Você ainda encontrará Cynthia aqui, ela lhe dará um remédio para curar os Psyducks Explore a rota 214 agora, lute com os treinadores e pegue os itens. Depois, use Fly até a cidadeSalaceon e vá à rota 210, dê o remédio aos Psyducks. Cynthia irá aparecer, responda sim a sua pergunta.
Fale com o cara no Centro pokémon, Fazendo Ganhará a Great Ball e na casa direita terá fale com a mulher e ganhará uma função na sua Poketéch. Você vai ver o membro da Equipe Galactic que está no meio da cidade. Quando se aproximar dele, a velha que estará no caminho dirá que tem alguém bloqueando a caverna.Siga até vê-lo, fale com ele, derrote-o numa batalha. Você verá a velha denovo. Aqui dentro encontrará 3 pokémons:
Ae Pessoal Só falar com a Velhinha e ganhará seu SURF o HM03, Tah.. dentro da caverna tem um comander da Equipe Galatic mais não será nada de interresante apenas irá dizer sobre a Talz MT.Coronet e vai " ZARPAR" * Ir embora. Passe por duas rotas e uma parte da montanha.( ainda não temos acesso a montanha toda apenas uma simples parte)
Mais continuando nossa jornada mais um desafio pelo caminho, mais uma insignia para conquistar!.. Desssa vez a Líder é Fantina ela tem preferencia por pokémons Fantasmas, mais à um porém nesse ginásio, Qual seria??. Para chegar até ela temos que ler uns POSTER* e responder uma pergunta caso acertamos passaseremos para a próxima, Ixiii se acontecer ao contrário vms ter que batalhar com alguns treinadores --'...
Fantina usa:
Drifblim lvl 32
Mismagius lvl 36
Gengar lvl 34
Saia do ginásio e verá Cynthia, ela falará sobre os planos do team Galactic na cidade Canalave. Esse é o nosso próximo destino! Use Fly até a cidade Jubilife. Aproveite que está aqui e vá até o edifício do Pokétch, fale com o presidente que ele lhe dará uma nova função para o seu Pokétch. Agora ensine Surf a um de seus pokémons, saia pela esquerda da cidade e use Surf na água e você poderá nadar pelo mar. Você está agora na rota 218. Atravesse-a, passando por todos os treinadores. Logo estará na cidade Canalave.
Se você escolheu o Turtwig ele usará:
Staravia lv.31
Heracross lv.30
Buizel lv.32
Roselia lv.32
Monferno lv.35
Se você escolheu o Chinchar ele usará:
Staravia lv.31
Heracross lv.30
Roselia lv.32
Ponyta lv.32
Prinplup lv.35
Se você escolheu o Piplup ele usará:
Staravia lv.31
Heracross lv.30
Buizel lv.32
Ponyta lv.32
Grotle lv.35
Derrote-o, depois volte ao Centro Pokémon para recuperar seus pokémons, volte a ponte e chegará ao ginásio desta cidade. É bom que seus pokémons estejam recuperados pois haverão várias batalhas nesse ginásio. Ao entrar verá quadrados marcados com os sinais de + e -, são plataformas que sobem ou descem para um andar do ginásio. Os treinadores desse ginásio estarão guardando várias passagens, esteja preparado para enfrentá-los. No topo estará o líder.
Byron usa:
Bronzor lv.36
Steelix lv.36
Bastiodon lv.39
Resumo do Gym:
Pokémons metálicos têm uma boa resistência, use golpes de fogo ou água para ter vantagem. Derrote-o, e você finalmente poderá usar Strenght fora das batalhas. Saia do ginásio (verá seu rival) e recupere seus pokémons. Agora use Fly até a cidade Celestic. Saia em direção a rota 211.
Procure a entrada do Mt. Coronet que está à esquerda da rota 211.Se ainda não ensinou, ensine a técnica do HM Strenght a um de seus pokémons, ele agora vai poder empurrar as grandes pedras redondas que aparecerem pelo caminho, tem algumas delas na caverna. Vá explorando a caverna. Precisará da técnica Fog Clear aqui. É bom trazer também um pokémon com a técnica de Rock Smash. Terá um lugar para atravessar usando surf. Em outra área precisará da bike para atravessar. Vá pegando os itens pela caverna, a saída da caverna está mais ao norte-direita, subindo as escadas.
No fim estará na rota 216.
Aqui é meio difícil de se atravessar. Não poderá usar a bike, às vezes ficará preso (afundado) na neve, basta se mover em todas as direções e você flutuará. Tem 5 treinadores nesta rota. Em todas as batalhas começará a nevar granizo (hail), que pode tirar um pouco de HP em cada rodada. Basta \"escalar\" a montanha. Poderá encontrar nos matinhos daqui pokémons como Snover e Sneasel.Na parte mais à esquerda encontrará uma casa onde tem uma cama, deite na cama, aperte A e poderá recuperar os seus pokémons. Continue seu caminho seguindo pro norte, até encontrar um grande lugar com matinhos e treinadores. Você terá entrado na rota 217. A neve aqui dificulta a visibilidade e o movimento, sendo que você não poderá nem correr. Se ficar preso (afundado) na neve, lembre-se que para sair deve mover-se em todas as direções.Por aqui você pode até encontrar alguns itens. Lute com todos os treinadores, mais pra frente terá mais uma batalha de ginásio, e é importante que seus pokémons estejam em um level mais avançado. Tem uma casa aqui que você não pode deixar de pegar o item que tem perto dela,para poder conseguir o HM 08 - Rock Climb.Você verá o Acuity Lake, por enquanto não há nada a fazer aqui, mas decore onde é este lugar, pois em muito breve voltaremos aqui. Siga caminho para a próxima cidade.
A CIDADE SNOWPOINT
Candice usa:
Snover lvl 38
Medicham lvl 40
Sneasel lvl 38
Abomasnow lvl 42
Derrote-a, ganhe a insígnea.Agora você poderá usar a técnica Rock Climb fora das batalhas. Saia, recupere seus pokémons e voe até a cidade Canalave. Entre na biblioteca (ela está no lado mais esquerdo ao norte da cidade). Suba até o último andar. Encontrará o seu rival, Lukas/Dawn e o Profº Rowan conversando sobre o trio lendário.O professor dirá que vai até o Verity Lake, que fica no caminho entre as cidades Veilstone e Hearthome. Neste momento haverá um terremoto e todos sairão, um homem virá avisar que as águas do Verity Lake desapareceram. Seu rival irá embora. O professor pedirá que dirija-se até o Verity Lake e que depois encontre-o no Acuity Lake.
Agora use Fly até a cidade Veilstone e siga pela rota 213. Vá até aquele lugar onde Cynthia te deu aquele remédio para os Psyducks e onde você encontrou os membros do Team Galactic. Logo aqui tem uma casa que leva a entrada do lago. Aqui haviam duas pessoas bloqueando o caminho, mas que agora já não estão mais.Quando entrar verá que o lago está completamente seco (verá que os Magikarps que aqui viviam estão pulando e que precisam de água).Lute com 3 membros do Team Galactic pelo caminho, encontrará uma caverna. Entre e lute com um Commander do Team Galactic.Quando derrotá-lo, ele dirá que Mars está no Lago Valour (na cidade Twinleaf) e irá embora. Vá no Centro Pokémon de alguma cidade e recupere seus pokémons. Então voe até sua cidade natal (Twinleaf). Saia de Twinleaf pelo norte e vá para a esquerda, você chegará naquele lugar onde você escolheu o seu pokémon inicial.Quando entrar no Valour Lake, verá o profº Rowan, ele dirá que você deve ajudar Lukas/Dawn, que está discutindo com Mars. Derrote os membros do Team Galactic em batalhas em dupla e vá lutar com Mars.Vencendo-a, ela dirá que o Team Galactic conseguiu capturar o trio lendário: Uxie, Mesprit e Azelf. Ela irá embora. O Professor dirá para ir encontrar seu rival no Acuity Lake. Lembra-se que eu pedi para que decorasse onde fica o lago Acuity? Então, use Fly até Snowpoint e siga em direção ao lago.Ao entrar, verá membros do Team Galactic espalhados pelo lugar, depois encontrará o seu rival que acaba de derrotar Jupiter, que dirá que vai para a base secreta do Team Galactic em Veilstone. Então, voe até Veilstone.
Uma vez que chegar na cidade de Veilstone, recupere seus pokémons. Siga para à direita-norte da cidade, onde tem um prédio preto. Esse é o quartel do Team Galactic, mas a porta está trancada, fale com o membro que está do lado de fora para poder pegar a chave.Lembra daquela casa onde você conseguiu o HM02-Fly? Pois é para lá que devemos ir. Tem um portão metálico aqui, aperte A para abrí-lo, então, desça as escadas.De agora em diante terá de derrotar vários membros do team Galactic, derrote todos, e os cientistas também. O portão situado ao norte está bloqueado com outra chave, você só poderá ir à direita. Siga as escadas e verá dois membros do Team Galactic. Espero que tenha lembrado de ir pegando os itens que encontrar pelo caminho, eles podem ser úteis alguma hora. Suba as escadas e verá outro membro, mas não lutará com ele, ele falará sobre os teletransportadores (círculos que estão no chão e que te teletransporta para qualquer outra parte do prédio). Siga pelo único caminho possível. Aqui tem um dos membros, derrote-o e siga no teletransportador da direita.Aparecerá num lugar onde você vai achar o TM 49.Então, use o teletransportador da esquerda. Na sala seguinte, use o outro teletransportador e aparecerá numa sala com escadas. Use-a e lute com mais um membro. Depois use o teletransportador e suba as escadas da nova sala. Agora usa o teletransportador que está depois do membro do Team Galactic e desça as escadas. Aparecerá um cientista, ignore-o e desça as escadas. Finalmente encontrará um membro que não lutará com você: o TM 36 e a chave do Team Galactic.Esta chave abrirá todos os portões dentro do quartel.Se quiser ter o TM 21, use a chave no portão que ao entrar estava fechado.Outra forma de chegar é voltar a sala onde estava o cientista, usar o teletransportador e as escadas que você usou antes, mas desta vez use as que sobem. Siga o caminho derrotando os membros do Team Galactic até encontrar o portão fechado e estará lá. Agora saia daí e volte àquele prédio preto, o quartel do Team Galactic, pois agora você tem a chave certa.Abra a porta do prédio preto e suba as escadas. Derrote os 2 membros e verá 3 teletransportadores: um está em uma sala com cadeiras vermelhas e dois à direita. Destes que estão à direita, o que está mais acima é que nos servirá para recuperar os pokémons na cama, vemos também as escadas que usaremos mais tarde. O que está mais abaixo te levará a uma série de teletransportadores que te levará a um Max Revive. O que está em cima deste é o que não deve usar porque não tem saída. Agora vamos ir ao teletransportador que está na sala com cadeiras vermelhas.Suba as escadas e encontrará 2 membros que você deverá derrotar em uma batalha em dupla. Siga o corredor e encontrará outros 3 teletransportadores. O primeiro que encontramos não tem saída, o do meio você poderá encontrar um Elixir e depois use o da esquerda. Deste ponto, suba as escadas e salve o jogo, pois terá de lutar com o chefe do Team Galactic (se precisar recuperar seus pokémons, aproveite agora).Derrote-o e você receberá a: Master Ball, a melhor pokébola no jogo. Use-a em um pokémon lendário, já que eles são difíceis de se capturar, e com a Master Ball você captura o pokémon sem ter que enfraquecê-lo e sem a chance de ele escapar.
Cyrus.. o líder do Team Galactic, dirá que quer ser o seu parceiro e te chamará para ir ao Mt. Coronet. À direita tem 2 teletransportadores, um verde e um amarelo, use o amarelo. Você aparecerá num corredor escuro com cápsulas que contém ovos. Antes de entrar, salve mais uma vez o jogo, pois terá mais uma luta. Uma vez que entrar, verá o trio lendário e um Commander do Team Galactic.Derrote-o, então aperte o botão na máquina para libertar o trio lendário.Volte atrás e use o teletransportador verde para sair. Agora, recupere seus pokémons em um centro pokémon, prepare um estoque de Ultra balls, pois você deverá capturar um lendário (deixe para usar a Master ball em outro). Se achar que precisa de certas potions e revives, é bom trazer, pois capturar um lendário não é nada fácil. Use Fly até a cidade de Oreburgh, saia pelo norte usando sua bike.
Primeiramente, certifique-se se está trazendo pokémons com as técnicas Surf, Strenght, Rock Climb e Fog Clear. Vá até a rota 208 e entre no Mt. Coronet.Use surf aqui, no final do caminho, verá que na parede da caverna tem umas pedrinhas, como se fosse um lugar para escalada. Fique de frente para elas e aperte A, você estará usando a técnica Rock Climb, que serve para escalar lugares como este.Os pokémons selvagens aqui estarão do lv.36 à lv.38.Comece a explorar esta nova área agora. Recolha os itens que encontrar, você pode achar aqui o TM 80, um golpe muito bom. Na parte de trás da caverna haverá uma abertura na parede, entre e suba as escadas. Derrote os membros do Team Galactic que encontrar, siga seu caminho e encontrará uma saída.Vai estar nevando, tendo aquele efeito de hail nas batalhas. Siga à direita e à norte, use Rock Climb mais pra frente nas paredes para escalar.Você poderá encontrar o item Nugget por aqui. Daqui pra frente os pokémons selvagens irão aparecer até o lv.42. Uma caverna à direita tem um lago com uma gigantesca cachoeira...que exploraremos mais tarde. No caminho da esquerda vá seguindo seu caminho até encontrar uma entrada para a caverna.No interior da caverna use Rock Climb e vá lutando contra os membros do Team Galactic que aparecer. À direita desta caverna encontrará uma saída. Siga para norte e encontre uma entrada, você poderá encontrar membros do Team Galactic para lutar, e o TM 02. Use Rock Climb para escalar, se ir empurrando as pedras com Strenght, vai encontrar menos pokémons selvagens. Siga caminho à esquerda e quando encontrar outra entrada para a caverna, entre. Suba as escadas e derrote os membros que encontrar, siga caminho até encontrar outras escadas para subir. Derrotando todos os soldados, vá pro norte e saia da caverna. Prepare-se, em breve terá de capturar o lendário guardião da versão que você joga.Agora você está nas ruínas do Mt. Coronet.Derrote os membros que estão guardando a entrada com uma batalha em dupla, então salve o jogo e siga adiante.Você vai ver Mars, Jupiter e Cyrus. Cyrus irá despertar Dialga/Palkia, o lendário que ele irá despertar será de acordo com a versão que você está jogando. Aprecie a cena. Sempre que possível salve o jogo. Mars e Jupiter virão lutar com você numa batalha em dupla, seu rival lutará ao seu lado para ajudá-lo.Depois de derrotá-las, seu rival irá recuperar seus pokémons e irá embora. Então, chegou a hora da batalha final contra o Team Galactic, contra o líder Cyrus.Cyrus usará o poder de Dialga/Palkia para destruir o tempo/espaço do mundo, mas antes de fazê-lo, o trio lendário chegará e anulará os poderes do guardião. Lukas/Dawn e Profº Rowan irão pedir para que você derrote/capture Dialga/Palkia para poder salvar o mundo. Nesse instante, salve o jogo, pois, o 1º passo que você der, começará a batalha contra o lendário guardião, que está no lv.47.Depois da batalha, o professor e Lukas/Dawn irão te parabenizar por sua vitória. Lukas/Dawn irá te levar devolta à entrada das ruínas. Volte ali no local onde estava Dialga/Palkia e ache o item Diamond/Pearl, que quando equipado ao guardião, aumenta seu poder. Agora finalmente poderá encontrar o trio lendário se quiser capturá-los, saiba como no fim do detonado. Use o Fly seguindo em direção ao Acuity Lake, iremos atravessar a rota 222.Ao lado às casas tem um caminho à direita do Acuity Lake, antes um homem bloqueava a passagem, mas agora já poderá passar.Na rota 222 é possível encontrar Chatot pelos matinhos. Tem vários treinadores aqui, lute com todos, pois a batalha do último ginásio e da Elite 4 se aproxima, é você deve ter pokémons com levels mais elevados. Explore a rota por completo, pegue os itens, a saída está mais a direita o possível. Chegará na cidade do último ginásio.
Ao entrar na cidade, Flint (um membro da Elite 4) virá e falará sobre a Elite 4 e o líder desta cidade. No momento o ginásio está bloqueado. Ao norte do Centro Pokémon e do Mart da cidade tem uma loja onde você pode comprar adesivos para a colocar em suas pokébolas. Por aqui está o caminho que vai dar na cidade Celestic.Ao norte desta cidade tem uma praia onde você encontrará Jasmine, uma antiga líder de ginásio,das versões de Gold/Silver/Crystal.
Ela dirá que o líder desta cidade está no farol (Lighthouse). Suba a ponte, na parte esquerda-sul tem uma Thunder Stone. Entre na Lighthouse, encontrará o líder, fale com ele e ele voltará ao ginásio. Vá até o ginásio, mas Flint estará bloqueando. Fale com ele que ele te deixará entrar.
Explicação do Gym:
Neste ginásio tem plataformas que giram conforme você pisa nos botões. Elas giram em torno de 90º e 180º, mas isso vai depender da cor do botão que você pisar. Tem 7 treinadores no ginásio e você terá que derrotar todos antes de enfrentar o líder. Eles tem 1 ou 2 pokémons cada treinador, todos possuem golpes elétricos, ainda que alguns não sejam elétricos. Faça seu caminho até o líder, esteja preparado para enfrentá-lo.
Volkner usa:
Raichu lv.46
Ambipom lv.47
Luxray lv.49
Octillery lv.48
Resumo do Gym:
Espero que seus pokémons estejam acima do lv.50, neste ponto do jogo já deveriam ter passado desse level. Os ataques aqui baseiam-se no tipo elétrico, mas os pokémons aqui não são todos elétricos. O próprio líder tem um tipo normal e água, mas mesmo assim eles têm golpes elétricos, portanto, traga um pokémon do tipo terra para não ser afetado por golpes elétricos, um tipo terra pode ser de grande ajuda nas batalhas, baseie-se em golpes físicos.Saia do ginásio e recupere o seus pokémons. Agora você tem todas as 8 insígneas. Volte lá onde estava Jasmine, fale com ela, ela verá sua insígnea e te dará o HM 07 - Waterfall.Ensine-o a um de seus pokémons pois vamos usá-lo agora mesmo. Tendo um pokémon que saiba usar Waterfall, já podemos surfar nesta rota 223 e seguirmos em direção a Victory Road.
basta seguir seu caminho em direção ao norte. Lute com todos os treinadores, pegue todos os itens, a liga pokémon está próxima e é preciso que esteja preparado. Todos os treinadores desta rota tem pokémons de água. No fim estará uma cachoeira, fique de frente pra ela e aperte A, seu pokémon com a técnica do Waterfall fará você subir a cachoeira. Recupere seus pokémons no Centro Pokémon que existe aqui. Prepare-se para entrar na maior caverna do jogo, a Victory Road!
Esta é a última caverna que te leva ao desafio final da liga: a Elite 4. Nela haverá muitos treinadores, e você precisará das técnicas Rock Climb, Strenght, Rock Smash, Surf e Waterfall, portanto, prepare seus pokémons. Se quiser treinar seus pokémons, sugiro que treine agora, no começo da caverna, para aproveitar que tem um Centro Pokémon aqui do lado de fora da caverna, e quando precisar recuperar seus pokémons é só voltar ao Centro. Quando achar que seus pokémons estão num level bom, prossiga caminho na caverna. Você poderá encontrar até Steelix selvagens aqui.Recolha os itens que encontrar pelo caminho, alguns deles podem ser úteis quando você for lutar contra a Elite 4. Explore bem a caverna, é bom que seus pokémons vá subindo levels. Você ficará um bom tempo aqui, tenha paciência. Depois que conseguir atravessá-la, basta sair. Você terá que subir mais uma cachoeira e verá a torre da liga. Entre. Vá direto recuperar seus pokémons, ponha a sua melhor equipe de pokémons, então salve o jogo. Tem um cara bloqueando uma porta, aproxime-se dele e seu rival virá e te desafiará. É a sua última batalha contra ele, seus pokémons já estão todos no último estágio.Quando derrotá-lo, poderá falar com o cara que bloqueia a entrada. Mas antes verifique se está com os pokémons certos para usar contra a Elite 4, veja também se não precisa de mais algum item para usar durante e entre as batalhas. Uma vez que entrar, não poderá voltar pro Centro e recuperar seus pokémons, portanto, leve itens de recuperação, como Max Potion e Full Restore, e recupere seus pokémons antes de entrar. Quando se achar preparado, salve o jogo, fale com o cara que bloqueia a entrada e ele te deixará passar.Ao entrar, não poderá voltar. A única opção agora é derrotar os membros da Elite 4.
O primeiro é Aaron.
especialista em pokémons insetos, prepare seus golpes de fogo, gelo, pedra ou voador para a batalha, para o Drapion, é melhor um golpe do tipo terra, para o Heracross, use tipo voador.
A próxima é Bertha.
seu time baseia-se em pokémons de terra, mas que são mistos com tipo água e pedra. Golpes de água são bons aqui, contra Quagsire e Whiscash, é melhor um tipo planta, lembre-se que elétricos não vão afetá-los.
Chegou a vez de Flint.
ele é aquele cara que encontramos em Sunyshore. Seu elemento é fogo, mas alguns de seus pokémons não são do tipo fogo. Golpes de água são bons, para Drifblim use golpes elétricos ou de gelo, para ter vantagem contra Lopunny, golpe lutador.
O seguinte é Lucian.
seus pokémons são do tipo psíquico, o que pode tornar a batalha muito chata. Se tiver golpes noturno ou fantasma e quiser tentar usá-los para obter alguma vantagem, pode tentar.
A última é a campeã de Elite, ela é nada mais nada menos que Cynthia,aquela mulher que você encontrava várias vezes pela jornada. Ela é bem difícil de ser derrotada, pois seus pokémons são de tipos e usam golpes bem variados. Milotic, Lucario e Roserade serão os grandes problemas aqui. Nesta batalha você precisará de golpes elétricos, voadores ou de fogo e golpes de gelo ou água. Veja bem os pokémons que ela usa para saber que golpes usar contra ela.
Derrotando-a, Profº Rowan chegará, e junto com Cynthia, te levarão a Hall of Fame, e você é o campeão! Parabéns, você venceu a liga! Mas ainda tem algumas coisinhas extras a fazer, não pense que acabou não. Espere passar os créditos do jogo. Então, escolha a opção continue do seu jogo.
National Dex é uma Pokédex que guarda informações de todos os pokémons de todas as gerações. Ela é importante para fazer algumas coisas, por isso, tente conseguí-la para poder te ajudar a zerar o jogo. É preciso, primeiro, ter derrotado a Elite 4. Depois, ter a Sinnoh Dex completa. É preciso ter visto os 150 pokémons daquela Pokedéx que você recebeu do Profº Rowan no início da jornada. Não é necessário ter visto o Manaphy. Atenção: você só precisa vê-los, não tem a necessidade de capturar todos os 150.Você deve estar se perguntando: "Eu jogo Diamond (/Pearl), como vou fazer para ver o Palkia (/Dialga)?". É fácil. Depois que derrotar a Elite 4, vá à casa no norte da cidade Celestic e fale com a velha, ela te mostrará a foto do lendário e ele será adicionado à sua Pokédex. Feito isso, a sua Sinnoh Dex estará completa. Se ainda não estiver é porque você deixou de fazer alguma coisa durante a jornada. Certifique-se de qual pokémon você precisa ver e vá atrás dele, te desejo boa sorte. Se você viu vários pokémons selvagens e lutou com todos os treinadores no decorrer do jogo, é provável que depois de ver a foto do lendário a sua Sinnoh Dex já esteja completa. É, quem passava pelos lugares tentando evitar ao máximo os treindores agora se deu mal.Depois de ter visto os 150 pokémons, volte à cidade Sandgem e fale com o Profº Rowan. Ele irá ver que você completou a Pokédex. Então chegará o Profº Oak (da região de Kanto) e te entregará a National Dex! Depois ele só irá falar das coisas novas que você poderá fazer agora com a National Dex. Assim que ele for embora, o Profº Rowan irá te dar o Poké Radar. Esse item serve para localizar pokémons nos matinhos. Tem pokémons que só aparecem numa área usando-se o Poké Radar.Para usar o Poké Radar, fique no matinho (você não pode estar usando a bike nesse momento) e use-o. Uns matinhos começarão a mexer, ande sobre eles e aparecerá um pokémon, que pode ser um novo da área. Derrote-o ou capture-o, o Poké Radar ainda estará funcionando, mas se você fugir da batalha, só poderá usá-lo novamente após dar 50 passos. Também é possível achar pokémon shiny através do Poké Radar, muitíssimo raramente, nessa ocasião, o matinho ficará colorido.Pessoal aqui vai uma lista de certos pokémons para completar a pokedex:
Imagem : Nome Treinador ======= Localização
002-Grotle Ace Trainer Alyssa - Rota 210
003-Torterra Ace Trainer Sydney - Victory Road
005-Monferno Ace Trainer Dennis - Rota 215
008-Primplup PKMN Ranger Jeffrey - Rota 212
009-Empoleon Veteran Edgar - Victory Road
037-Rampardos Ace Trainer Omar - Victory Road
038-Shieldon Ruin Maniac Calvin - Rota 215
045-Burmy Bug Catcher Donald - Eterna Forest
046-Wormadam Beauty Devon - Rota 214
047-Mothin Ace Trainer Ernest - Rota 210
053-Combee Aroma Lady Hanna - Rota 208
059-Cherrim Ace Trainer Shannon - Rota 221
063-Aipom Rancher Marco - Rota 210
101-Clefable Ace Trainer Sydney - Victory Road
115-Riolu Veteran Grant - Oreburgh Gate
131-Carnivine Ace Trainer Omar - Victory Road
135-Lumineon Swimmer Miranda - Rota 22
Pokémon Apenas EncontraDos Em Diamond:
- #086 Seel
- #087 Dewgong
- #123 Scyther
- #198 Murkrow
- #212 Scizor
- #246 Larvitar
- #247 Pupitar
- #248 Tyranitar
- #261 Poochyena
- #262 Mightyena
- #304 Aaron
- #305 Lairon
- #306 Aggron
- #352 Kecleon
- #408 Cranidos
- #430 Honchkrow
- #434 Stunky
- #435 Skuntank
- #483 Dialga
Pokémon Apenas EncontraDos Em Pearl:
- #079 Slowpoke
- #080 Slowbro
- #127 Pinsir
- #199 Slowking
- #200 Misdreavus
- #228 Houndour
- #229 Houndoom
- #234 Stanler
- #363 Spheal
- #364 Sealeo
- #365 Walrein
- #371 Bagon
- #372 Selgon
- #373 Salamance
- #410 Sheildon
- #411 Bastiodon
- #429 Mismagius
- #431 Glameow
- #432 Purugly
- #484 Palkia
Happiny:
um homem na saída de Hearthome te dá um ovo dela se você estiver com um espaço vago em sua equipe.
Riolu:
Riley te dá um ovo dele se você ajudá-lo na Iron Island, veja mais no nosso guia da Iron Island.
Eevee:
assim que tiver a National Dex, vá até a casa de Bebe (perto do PokéCenter) em Hearthome com um espaço vago na sua equipe e ela te dará um Eevee lv.5.
Drifloon:
assim que derrotar Mars no Valley Windworks, irá aparecer um aqui sempre quando for sexta-feira.
Spiritomb:
use um :
Odd Keystone na Spirit Tower na rota 209 e fale com 32 pessoas no underground de Sinnoh, sem contar os hikers que te dão itens, volte à Spirit Tower, agora ela é Hallowed Tower, lá você pode capturá-lo (método não confirmado).
Rotom:
assim que tiver a National Dex, vá ao Old Chateau na parte de trás da
Eterna Forest entre:
22:00 e 4:00
Togepi
Depois de Vencer a Equipe Galatic na Eterna City. Vá Até a Loja de bicicletas Próxima a ele Encontrará Cynthia Que dará o ovo do togepi que depois de 2500 evoluirá no lvl 1.
Você deve ter notado que, durante a jornada, você encontra itens chamados Honey (mel). Estes itens podem ser usados num certo tipo de árvore, para que mais tarde, apareçam algum pokémon nela. Use o Honey na árvore e espere por mais ou menos de 9 à 12 horas. A árvore começará a chacoalhar. Examine a árvore e um pokémon selvagem aparecerá. Uma dica: salve o jogo antes de examinar a árvore. O pokémon que estiver na árvore não mudará se você depois desligar o jogo, mas o level e o sexo dele poderá mudar se você voltar do lugar onde salvou. Estes são os pokémons que aparecem nas árvores:
Wurmple
Combee
Burmy
Cherubi
Silcoon (somente em Diamond)
Cascoon (somente em Pearl)
Aipom (raramente)
Heracross (raramente)
Munchlax (muito raramente)
Os pokémons poderão aparecer entre os levels 5 e 14.
É possível que alguns desses pokémons (principalmente Munchlax) apareçam só em árvores específicas. Se você demorar muito tempo pra voltar até a árvore (+ que 12 horas), o pokémon comerá todo o mel e irá embora.
Agora que você obteve a National Dex, muitas áreas tornaram-se acessíveis para você. Algumas delas que estão a seguir podem ser acessadas ainda antes da batalha com Elite 4. Vamos a elas!
O trio lendário, assim como nas versões antigas, podem ser capturados ainda antes de enfrentar a Elite 4. Em Diamond/Pearl, o trio de lendários são todos do mesmo tipo (psíquico). Eles são liberados assim que você enfrentar Dialga/Palkia. Com a libertação deles, os TMs dos golpes Thunder, Blizzard e Fire Blast poderão ser encontrados. Traga muitas Ultra balls para tentar capturá-los.
AZELF
Ele está no Lake Valor. Agora você pode usar surf sobre as águas do lago, por aqui está o TM 25. Quando encontrá-lo na caverna, salve o jogo e fale com ele. A batalha começará, ele está no lv.50.
MESPRIT
Ele está no Lake Verity. Agora você pode usar surf sobre as águas do lago, por aqui está o TM 38. Ao encontrá-lo na caverna irá embora, e de agora em diante, ele poderá aparecer pelos matinhos do continente, assim como Latias, Latios e os cães lendários nas versões anteriores. Ele também pode aparecer quando estiver usando surf. Quando encontrá-lo, só dará tempo de atacar uma vez que ele irá fugir, e das próximas vezes que encontrá-lo, ele estará com o dano que você deixou da última batalha. Se você tem um pokémon que tem a habilidade que faz previnir que o pokémon escape da batalha, é bom usá-lo. Usar golpes que o deixe dormindo pode te dar umas rodadas até que ele acorde. Ele está no lv.50. Pode ser localizado pelo mapa do Pokétch (Marking Map) que o profº Rowan te fala.
UXIE
Ele está no Lake Acuity. Por aqui estará o TM 14. Quando encontrá-lo na caverna, salve o jogo e fale com ele. A batalha começará, ele está no lv.50.
Esta área poderá ser acessada logo após atravessar o Cycling Road pela 1ª vez. Vá até a Eterna Forest e lá procure por algum lugar que, quando você usar Cut, consiga encontrar o Old Chateau. Dentro, poderá encontrar Gastlys lv.12-16 e alguns itens. Mas este lugar fica mais interessante assm que conseguir a National Dex.
Tendo a National Dex, volte aqui à noite, entre 22:00 e 4:00, de acordo com o horário de seu Pokétch. Fale com Gardenia do lado de fora e vá investigar a TV que tem lá dentro. Você terá a chance de encontrar um:
Rotom lv.15.
Ele é do tipo fantasma/elétrico.
Você poderá ir à Iron Island pegando o barco na cidade Canalave. Vá até o porto e de lá, peça para o marinheiro te levar lá. Esteja carregando no máximo 5 pokémons, precisará deste espaço vago na sua equipe. Fique tranqüilo pois não precisará da técnica de nenhum HM lá. Quando chegar verá uma casa isolada a ilha, entre, a casa está vazia, siga para a caverna.
Tem treinadores para batalhar e itens a serem pegos por aqui. Em um lugar pode até ser encontrado Steelix. Quando entrar, siga pelas escadas da esquerda, veja o que tem por lá, volte e siga pelas escadas da direita. Explore tudo por aqui, depois siga até encontrar um treinador chamado Riley, ele pedirá sua ajuda para chegar até o andar mais baixo. Você fará batalhas em dupla ao lado dele, ele tem um Lucario lv.34. Hehe! Além de ele se vestir como o herói do filme do Lucario, o pokémon que ele usa é o Lucario.
Riley
lutará ao seu lado com Lucario lv.34
Siga caminho lutando com os treinadores e pegando os itens, até encontrar 2 membros do Team Galactic, derrote-os e como agradecimento, Riley lhe dará um ovo (se você estiver com um lugar vago na sua equipe), deste ovo nascerá :
Riolu
a pré-evolução de Lucario. Lembrando que ele nasce no lv.1 e que ele só evolui por felicidade e de dia.
FULL MOON ISLAND E CRESSELIA
Você só poderá encontrá-la assim que conseguir a National Dex. Tem uma família na cidade Canalave numa casa que está acima do porto, fale com eles, tem um menino doente que só pode ser curado com a Lunar Wing, guardada por
Cresselia.
Depois de falar com eles, fale com o cara que te leva de barco (que se revela ser o pai do menino doente), e você irá até a Full Moon Island. Lá, encontrará Cresselia, mas ela voará, deixando cair a Lunar Wing, e você poderá encontrá-la nos matinhos do continente, assim como Mesprit.
É uma boa usar a Master ball contra ela, já que você encontra ela no matinho sem saber quando. Em lendários que ficam parados, esperando que você batalhe, nestes é melhor usar Ultra Ball, assim você poderá salvar antes da batalha, e caso não capture, poderá voltar de onde salvou. Cresselia está no lv.50, pode ser localizada pelo mapa do Pokétch. Depois de capturar Cresselia, volte para ver o menino doente em Canalave, e ele estará curado. Verifique se Byron está em uma das casas em Canalave, você pode receber o Metal Coat dele.
Aqui é onde você poderá encontrar os:
Unowns lv.14-25
cada um desses pokémons representa uma letra do alfabeto. Quando entrar, na parede, tem uma mensagem na linguagem dos Unowns, ela diz a direção que você deve ir. Saia pelo norte-direito e fale com o menino. Depois saia pelo sul-esquerdo. Lute com um treinador aqui, depois faça seu caminho pelo norte-direito. Daqui, siga pelo norte-esquerdo. Saia pelo norte-esquerdo de novo. Por fim, use a saída do sul-esquerdo e estará numa sala onde poderá recolher os itens.
Este lugar pode ser acessado assim que você derrotar a líder de ginásio Fantina. Você encontra este lugar usando surf na rota 205. Do lado de fora você pode encontrar pokémons selvagens. Dentro tem alguns treinadores e itens. Tem umas setas no chão que, quando pisadas, te arrasta para a direção que elas apontam, assim como no ginásio de Giovanni nas versões FireRed/LeafGreen e o ginásio de Tate e Liza em Ruby/Sapphire. Não é muito complicado, basta prestar atenção na direção em que as setas apontam. Apenas certifique-se de ter falado com todos e pegado todos os itens, pois um deles é o TM 35 - Flamethrower!
Esta caverna fica situada na rota 206, assim que atravessar a Cycling Road já é possível chegar nela. Lá dentro é tudo escuro, de forma que sua visão fique limitada a um passo de distância. Os jogadores das versões anteriores que pensaram que estavam livres de ter que usar o Flash nessas versões, se enganaram. Em Diamond e Pearl é possível usar Flash fora das batalhas sim! Assim como o Dig, é um TM que funciona como HM. Ele é o TM 70, que pode ser encontrado dentro da Oreburgh Gate, depois de se usar Rock Smash. Verifique se você já tem ele. Senão, também é possível comprar um no Veilstone Department Store.
Se você quiser tentar atravessar a caverna mesmo sem Flash, já vou avisando que a travessia é difícil porque haverão batalhas em dupla. Traga um pokémon que saiba usar Rock Smash. Para usar iluminar a caverna, basta fazer o seu pokemon usar Flash e sua visibilidade melhorará. Procure pelos itens na caverna. Aqui, encontre uma treinadora pokémon chamada Mira, ela pedirá sua ajuda para leva-la até a saída da caverna. Você fará batalhas em dupla ao lado dela, ela tem um Kadabra lv.18.
Mira
lutará ao seu lado com Kadabra lv.18
Você não poderá usar o Escape Rope ou o Dig para leva-la à saída da caverna, portanto, lembre-se do caminho de volta. Assim como todo treinador que te segue para fazer batalhas em dupla, seus pokémons serão recuperados depois de cada batalha. Batalhe à vontade, já que seus pokémons serão recuperados depois de cada batalha. Apenas leve Mira até a saída da caverna. É bom ajudar essas pessoas, porque depois você pode revê-las no Battle Tower no fim do jogo, e elas te ajudarão em batalhas em dupla, se escolher esta opção no Battle Tower. Saiba mais pra frente no guia do Battle Tower.
De volta a rota 206..
siga o caminho com matinho que tem à esquerda da entrada da Wayward Cave. Passe por debaixo da ponte que é da Cycling Road e prossiga caminho em direção ao norte, até você encontrar uma outra entrada da Wayward Cave. Essa entrada fica debaixo da ponte e não dá para vê-la. Na figura acima eu destaquei o personagem para você saber o local exato da entrada. Aqui não será necessário o uso de Flash, mas precisará da técnica Strength, que só é possível usar depois de ter a 6ª insígnea.
Neste lugar é possível encontrar o pokémon Gible lv.15-17, do tipo dragão/terra, ele é assim com Dratini e Bagon. Nesta parte da caverna você encontra alguns itens, e terá que fazer várias manobras com a velocidade de sua bike para seguir adiante (mudando a velocidade da bike enquanto pula as "lombadas" e tendo que virar a bike rapidamente quando o espaço é curto para tomar impulso). O bom nisso tudo é que no final você encontra escondido o TM 26 - Earthquake!
POKÉMON MANSION & TROPHY GARDEN
Este lugar torna-se acessível depois de ter visto seu rival saindo ao sul de Hearthome seguindo em direção a rota 212. A Mansão Pokémon está localizada na própria rota 212. Aqui tem mulheres bloqueando a entrada de duas salas, nas outras você pode conseguir itens! Procure pelos itens, olhe no lixo, fale com as pessoas, encontre o Mr. Backlot.
Tem uma porta que te leva para fora da mansão. Você chegará à Trophy Garden, aqui você pode encontrar Pichu e Pikachu.
Depois de ter conseguido a National Dex, você pode voltar aqui e falar com o Mr. Backlot todos os dias para ter um novo pokémon a ser encontrado na Trophy Garden. Depois de ter dois pokémons adicionais na Trophy Garden, na 3ª vez que você for falar com ele, ele irá substituir o primeiro pokémon adicional, e assim sucessivamente.
Aqui tem alguns pokémons que, ao falar com ele, ele poderá adicionar na Trophy Garden:
Meowth
Jigglypuff
Clefairy
Chansey
Eevee
Porygon
Marill
Castform
Plusle
Minun
Bonsly
Mime Jr
Happiny
Cleffa
Igglybuff
Azurill
e aparecem entre os levels 16-19.
A ROTA 224
Assim que você tiver derrotado a Elite 4, você poderá chegar aqui. Será preciso ter obtido a National Dex. Use Fly e voe até a Pokémon League (norte da Victory Road). Desça a cachoeira e entre na Victory Road. Tenha certeza de que está trazendo um pokémon com a técnica do Defog. Após entrar, desça e use Rock Climb para descer a parede escalando.
Siga para a esquerda e depois para o norte, suba as escadas que estão perto de um velho. Siga caminho, entre numa entrada que tem ali e siga até encontrar uma garota (é aqui que precisa usar Defog). Esta garota é uma treinadora pokémon chamada Marley, ela pedirá sua ajuda para atravessar esta parte da caverna. Você fará batalhas em dupla ao lado dela, ela tem um Arcanine lv.57.
Marley
lutará ao seu lado com Arcanine lv.57
Nada demais, será como as outras pessoas que te pedem para fazer batalhas em dupla ao seu lado, seus pokémons são recuperados após as batalhas. Não espere muito por ela, como sempre, você terá que fazer quase tudo sozinho. Você terá que enfrentar alguns treinadores por aqui. Quando saírem, você então poderá explorar a rota 224. Bom, só explorar mesmo. No final dela tem uma pedra branca, com o item Oak’s Letter você poderá chegar até o lendário Shaymin, saiba mais no guia de captura dele.
Outro lendário que só dá para encontrar tendo a National Dex. Traga pokémons que tenham Rock Climb, Rock Smash e Defog, Ultra balls ou outras de sua preferênia. Vá à rota 214, verá que abriu-se uma nova área à direita da rota, chamada Spring Path. Os pokémons selvagens aqui estão nos lvs.52-54. Vá escalando com Rock Climb até achar uma caverna, a Turnback Cave. Na caverna, cada "sala" que você entrar haverá "portas" nos quatro cantos dela. Você deve ir arriscando uma porta e ir passando por várias salas até encontrar Giratina.
Se você entrar numa sala e voltar pela porta que entrou, voltará à 1ª sala da entrada da caverna. Você pode entrar numa sala com pedras de Rock Smash, preste atenção na posição delas, se notar alguma irregularidade, pode descobrir a porta certa a se passar. Também tem salas com pilares que têm números, o nº de cima de cada pilar indica por quantos pilares você já passou e o nº de baixo de cada pilar indica por quantas salas você já passou. Você deve enontrar Giratina antes de passar por 30 salas. Quando você passar pelo 3º pilar, qualquer porta que escolher vai dar em Giratina. Te desejo boa sorte para chegar nele.
Giratina
estará no lv.70.
Dados Gerais | ||
Forma Alterada | Tipo: Habilidade: Presão Altura: 4.5 m Peso: 750 kg | |
Forma Original | Tipo: Habilidade: Levitação Altura: 6.9 m Peso: 650 kg |
Salve ante de lutar com ele. Lembre-se que se atacá-lo com golpes do tipo normal ou lutador, não irá afetá-lo. Para ter vantagem, melhor golpes de gelo. Para ter resistência, melhor um tipo normal/voador, mas que não use golpes normais nem lutadores.
Na cidade de Hearthome tem um lugar chamado Amity Square, onde você pode encontrar alguns itens bons. Não tem nada demais, mas é interessante ir lá. Para entrar lá, é preciso estar carregando um pokémon, vamos dizer assim, "bunitinhu", que deve ser um destes listados abaixo:
Pikachu
Clefairy
Psyduck
Pachirisu
Happiny
Buneary
Drifloon
Jigglypuff (depois de ter National Dex)
Torchic (depois de ter National Dex)
Skitty (depois de ter National Dex)
Shroomish (depois de ter National Dex)
Quando entrar, você deixará seus demais pokémons na recepção e o seu pokémon (que for um destes listados acima) irá te acompanhar fora da pokébola. Quem já jogou Pokémon Yellow deve lembrar com o Pikachu podia te seguir fora da pokébola. Você pode virar-se de frente para seu pokémon e apertar A para ver como ele está.
Por este lugar é possível achar TM 45, TM 43, Amulet Coin, Spooky Plate.
Pode ser acessado logo que estiver na cidade de Pastoria. A entrada fica no extremo norte da cidade. Como nas versões anteriores, é preciso:
pagar $500 para entrar e você recebe 30 Safari balls
para capturar pokémons à vontade lá dentro, sem ter que batalhar com eles. Depois de dar 500 passos, ou depois de acabar seu estoque de Safari balls, você será forçado a sair do Safari e terá que pagar para entrar de novo. Quando isso acontece, dizemos que acabou seu tempo no Safari Zone. No andar de cima da entrada tem uns binóculos que servem para você descobrir onde está tal pokémon, se pagar $100.
Você poderá encontrar alguns itens por aqui e diversos pokémons, dependendo da área em que estiver. Poderão aparecer do lv.20 à 26.
Os mais comuns são:
Wooper
Quagsire
Bidoof
Bibarel
Budew
Starly
Hoothoot
Noctowl à noite
Azurill
Marill
Psyduck
Tem aqueles mais raros de aparecer, que são:
Staravia
Golduck
Roselia
Carnivine
Skorupi
Drapion
Croagunk
Toxicroak
Se encontrá-los, te desejo boa sorte para capturá-los. Você pode acessar qualquer uma das 6 áreas do Safari indo de trem. Uma dica: quando você encontrar pokémons como Carnivine e Croagunk e eles fugirem, fique na área que estiver e tente encontrá-los de novo. Se estiver querendo pescar, o melhor pokémon que tem aí é o Gyarados, é possível achar Barboach e Whiscash.
Após ter a National Dex, você pode voltar aqui e ter a chance de encontrar pokémons diferentes, das regiões de Kanto, Johto e Hoenn, como Paras, Kangakhan, Yanma, Shroomish, Gulpin, Tropius e Carvanha pescando.
O Pal Park é onde você pode transferir seus pokémons dos jogos de GBA para as versões Diamond ou Pearl. Assim que você puder usar o surf fora das batalhas, este lugar se tornará acessível. Ao sul da cidade de Sandgem tem uma praia, use surf e você pode acessar as rotas 219, 220 e 221, que vão dar no Pal Park. Venha aqui quando já tiver a National Dex.
Com a National Dex, entre e o Profº Oak dirá que você poderá transferir pokémons de Kanto ou Hoenn para o Pal Park. Ele te dará uma nova função para o seu Pokétch, Trainer Counter, que mostra os 3 pokémons mais vistos com o Poké Radar. Você poderá transferir 6 pokémons por vez para o Pal Park, para transferir mais, é preciso esperar 24 horas. E não adianta adiantar 24 horas no relógio, pois acabará tendoque esperar outras 24 horas. Você terá que capturar os 6 pokémons que foram tranferidos no Pal Park.
Para fazer isso, é preciso inserir o Pokémon Ruby, Sapphire, Emerald, FireRed ou LeafGreen no slot de GBA de seu Nintendo DS. Abra seu jogo de Diamond ou Pearl e no menu de entrada (Continue, New Game, ...) você verá uma nova opção chamada "Migrate from [nome do jogo]". Selecione essa opção e você poderá escolher 6 pokémons de seu jogo de GBA. Os pokémons escolhidos não podem ter nenhum golpe de HM, se algum tiver, é melhor que antes você passe no Move Deleter do jogo. Quando selecionar os 6 pokémons aparecerá uma pergunta dizendo se você quer transferir seus pokémons PERMANENTEMENTE de seu jogo de GBA para seu jogo de Diamond ou Pearl. Esteja ciente de que seus pokémons não poderão ser trocados de volta se fazer isso. Respondendo que sim, seu pokémon será transferido para seu jogo de Diamond ou Pearl.
Agora volte no menu de entrada e dê Continue. Abra seu jogo salvo e vá ao Pal Park. O recepcionista perguntará se você quer tentar capturar os pokémons transferidos, diga sim e receba 6 Park balls. Atenção: se você tranferiu algum pokémon de água, é melhor que mantenha seu pokémon que tenha surf na equipe. Conseguindo capturar os 6 pokémons lá dentro (basta atirar a Park ball que ele é capturado automaticamente), você poderá ganhar um item, responda sim e seus pokémons são transferidos para o PC. Dependendo do pokémon que estiver no Pal Park, a área que ele aparece varia. Por exemplo: pokémons de água podem aparecer na água usando surf, os insetos na floresta, pokémons de pedra na área rochosa, etc.
Snowpoint Temple é o templo ao norte da cidade Snowpoint. Ao se aproximar dele, a guardiã do templo irá te parar. Se já tiver a National Dex, Candice virá e irá liberar sua passagem. Lá dentro haverá gelo para você se deslizar e itens a serem pegos.
Para encontrar Regigigas, basta ir até as profundezas das ruínas, mas ele está adormecido. Para despertá-lo, basta transferir de suas versões de Game Boy Advance:
Regirock
Regice
Registeel
usando o Pal Park.
Tendo o trio lendário de Hoenn em sua equipe, volte ao templo e poderá falar com
Regigigas
salve antes de falar com ele!
Datos Gerais | ||
#486 Regigigas | Nome: レジギガス Level: 70 EO: テンイむら ID: 07198 |
com uns golpes bons, tome cuidado para não ser derrotado e não derrotá-lo, fique alguns turnos enfraquecendo e incapacitando-o, para depois jogar Ultra balls.
A Battle Zone (Northeast Island) é uma grande ilha no topo direito do mapa. É o lugar mais interessante de se ir depois de derrotar a Elite 4 e receber a National Dex. Lá você encontrará treinadores com a maioria dos pokémons lv.50-60 e muitos pokémons das gerações anteriores. Lembra quando sua mãe tinha dito que seu rival pegou um barco em Snowpoint? Pois é isso que você deve fazer agora!
Pegue o navio em Snowpoint e vá à Battle Zone. Você encontrará seu rival lá e uma outra pessoa de cabelo vermelho que vão à Battle Tower. Essa Fight Area nada mais é que um ponto de partida para os demais lugares da Battle Zone. Tem uma velha no PokéMart que te dá Scope Lens. Vá para o norte-esquerdo da área, perto da entrada da rota 225. Fale com o pescador aqui e responda sim e finalmente receberá a Super Rod, a melhor vara de pescar. Para a esquerda tem a saída para a rota 225. À direita da área tem a saída para o Battle Park e para a rota 230. Temos que escolher uma ordem, vamos conhecer primeiro o Battle Park indo pelo norte direito.
No sul esquerdo da área você encontra Razor Fang. Na parte do norte fica o lugar onde você pode trocar seus BPs por itens (tem até Rare Candy). Seguindo mais para o norte estará a Battle Tower. Um cara loiro, parecido com seu rival (deve ser o pai dele) irá passar por você, seguido de seu rival. Na Battle Tower tem 3 recepcionistas, a da esquerda e direita fazem algo à respeito de batalhas pelo Wi-Fi, enquanto o do meio te guia para as tradicionais batalhas da Battle Tower, que podem ser batalhas em dupla ou individuais e com adversários no lv.50 ou 100. Você terá de derrotar 7 treinadores de uma vez, podendo recuperar seus pokémons entre as batalhas. Para mais informações da Battle Tower, desça até o fim deste guia da Battle Zone. Seus pokémons em levels maiores serão automaticamente reduzidos ao lv.50 enquanto estiverem lutando no Battle Tower.
Agora volte à Fight Area e siga em direção à rota 225. Traga Rock Climb, Cut, Surf, pois tem uns itens bons a serem pegos aqui. Aqui você encontra Fearow, Raticate, Machoke, Roselia, Banette (à noite) e Skuntank (só em Diamond) em lvs.50-52, com exceção de Spearow e Rattata que estão em lvs.20 e 22. Há treinadores com pokémons acima do lv.50. Essa rota não é tão pequena quanto parece. Em um lugar tem uma casa onde te dão Fresh Water. No final estará na Survival Area.
Nada a fazer, apenas recupere seu pokémons. Se quiser, um cara na casa que está embaixo te dá o TM 42. Siga caminho à direita para a rota 226. Traga Rock Smash e Strength também. Aqui já é possível encontrar Golduck. Use Rock Climb direto aqui. Uma hora estará num lugar que se for em direção ao norte estará na rota 227 e à direita na rota 228. Vamos primeiro à rota 227.
Na rota 227
você encontra:
Camerupt, Rhydon, Golbat (à noite), Weezing e Skarmory em lvs.54-56, com exceção de Numel e Rhyhorn que estão em lvs.22 e 24.
Nesta rota caem cinzas vulcânicas devido à Stark Mountain. Precisará fazer umas manobras com a bike aqui. No caminho encontrará seu rival e Crasher Wake (o líder do ginásio de água). Falarão sobre a Stark Montain e irão. Seu rival falará também de 21 vitórias na Battle Tower. Nesta rota também tem uma casa onde a velha recupera seus pokémons. Logo verá aquela pessoa de cabelo vermelho. Ele dirá que se chama Buck e que vai até a Stark Mountain (esse é mesmo o irmão do Flint da Elite 4!). Prossiga até chegar à Stark Mountain, use Rock Climb quando necessário.
Aqui você pode achar Slugma e Magcargo. Fique esperto quando for empurrar as pedras com Strength. Vá pegando os itens que encontrar e abrindo caminho até encontrar seu rival, que falará sobre Buck, a Battle Tower e a Battle Zone.
Siga caminho até encontrar Buck novamente. Ele pedirá sua ajuda para chegar em um certo ponto da caverna. Você fará batalhas em dupla ao lado dele, ele tem um Claydol lv.58. A tela mostrará uma visão um pouco mais ampliada que o normal, fazendo que os personagens fiquem pequenos.
Buck
lutará ao seu lado com Claydol lv.58
Acho que você já se acostumou com essas pessoas que fazem batalhas em dupla ao seu lado, já sabe como funciona. Como todas as vezes que você anda com alguém, não poderá usar Surf e nem Rock Climb fora das batalhas. Já que está ao lado de Buck, aproveite e procure por treinadores para batalhar, use Strength e Rock Smash quando preciso.
Vá buscando por mais itens e tentando achar a saída. Quando Buck for embora, siga-o, ele pegará alguma coisa de pedra e irá embora. Se tiver um Escape Rope, apoveite agora para usá-lo. Depois disso, volte à Survival Area e fale com Buck na casa à esquerda do Centro Pokémon. Ele irá voltar à Stark Moutain para ver os resultados do terremoto que houve lá. Volte novamente à Stark Mountain (traga Ultra balls e Dusk balls para capturar um lendário). Quando estiver na parte em que encontrou Buck, aproveite para usar Rock Climb que andando com ele não dava para usar. Você poderá achar uns itens e cortar caminho fazendo isso.
No final você verá que na última caverninha apareceu um:
Heatran lv.70. Lembre-se de salvar antes da batalha!
Pegue um pokémon com Rock Smash e Cut e volte à entrada da rota 228 (norte da Survival Area, em direção à Stark Mountain, você pode ir à direita chegando na rota 228). Aqui é onde há um deserto (como pode haver neve (em Snowpoint) e deserto (aqui) no lado norte de um mesmo continente? Só mesmo em Pokémon!). Para quem não sabe, no deserto há uma tempestade de areia, isso quer dizer que em todas as batalhas começará o Sandstorm automaticamente, ferindo todos os pokémons que não seja do tipo pedra, terra ou metálico (igual quando está nevando, que começa o Hail automaticamente, ferindo os pokémons que não são de gelo).
Aqui você encontra:
Dugtrio, Rhydon, Cacturne e Hippowdon em lvs.52-54, com exceção de Diglett e Cacnea que estão em lvs.23 e 25.
Procure explorar toda a rota, pegando itens e derrotando treinadores. É nesta rota que você encontra o:
Move Tutor dos golpes mestres dos iniciais.
Ele está numa casa e ensina:
Frenzy Plant (para Venusaur, Meganium, Sceptyle ou Torterra)
Blast Burn (para Charizard, Typhlosion, Blaziken ou Infernape)
Hydro Cannon (para Blastoise, Feraligatr, Swampert ou Empoleon).
Esses golpes (Frenzy Plant, Blast Burn e Hydro Cannon) funcionam como o Hyper Beam, tendo que recarregar depois de usado. Para que ele ensine, basta colocar um inicial no estágio final de evolução em primeiro na sua equipe.
Chegará na rota 229
onde você encontra:
Oddish, Gloom, Bellsprout, Weepinbell, Volbeat, Illumise, Ledian (de manhãzinha) e Ariados (à noite).
Se joga Diamond você ainda encontra Roselia e Scyther
se joga Pearl, Purugly e Pinsir.
Nesta rota tem outra saída para a rota 230, mas vamos deixar para explorá-la por último. Nada demais, apenas preocupe-se de explorar toda a rota, pegando itens, derrotando treinadores... a saída está no extremo sul. Na Resort Area não há nada interessante, mas para aqueles que precisam aumentar a felicidade de seus pokémons, aqui tem um spa e o Ribbon Syndicate, onde você pode comprar Ribbons, isso se você já tiver algumas. Agora pode explorar a rota 230, uma rota aquática, lá você pode encontrar treinadores e uma Rare Candy usando Rock Smash.
Na Battle Tower tem um líder, chamado Palmer, semelhante aos Frontier Brains em Emerald, pois é preciso passar por uma série de batalhas para chegar nele. Para isso é preciso falar com a recepcionista do meio e fazer batalhas individuais e com adversários no:
lv.50 ou 100
(se escolher 50, lute sempre no 50; se escolher 100, lute sempre no 100)
Você terá de derrotar 7 treinadores de uma vez, podendo recuperar seus pokémons entre as batalhas.
Você usa apenas 3 pokémons em cada batalha.
Se você pensa que todos os lendários estão bloqueados, fique sabendo que não estão. Lá é possível que você use: qualquer um do trio de lendários das 4 gerações:
Latias e Latios, Heatran, Cresselia e Regigigas.
Tanto é que podem usar esses lendários contra você. Você só não poderá usar os lendários guardiões, lendários "bunitinhos" e lendários mestres. Se você ficou confuso, abaixo estão os lendários que NÃO..!! são usados na Battle Tower:
Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-oh, Celebi, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi, Deoxys, Dialga, Palkia, Giratina, Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin e Arceus.
Fora esses, todos os demais lendários podem ser usados.
Você luta com 7 treinadores, um de cada vez. Cada vez que você derrota 7 treinadores de uma vez (sem perder para nenhum dos 7) você completa 1 "round". Se você for derrotando 7 treinadores consecutivamente (sem perder), uma hora Palmer aparecerá.
Na 21ª batalha (último treinador do 3º "round")
Palmer aparece e usa estes pokémons:
Rhyperior - Expert Belt - Flamethrower/Thunderbolt/Ice Beam/Rock Wrecker
Dragonite - Wide Lens - Stone Edge/Dragon Rush/Aqua Tail/Iron Tail
Milotic - Salac Berry - Hypnosis/Dragon Pulse/Hydro Pump/Recover
Na 49ª batalha (último treinador do 7º "round")
Palmer aparece e usa estes pokémons:
Heatran - BrightPowder - Dark Pulse/Magma Storm/Flash Cannon/Explosion
Regigigas - Chople Berry - Stone Edge/Ice Punch/Crush Grip/Brick Break
Cresselia - Leftovers - Shadow Ball/Psychic/Calm Mind/Moonlight
É impotante ganhar batalhas consecutivamente, se você perde uma batalha, a contagem de treinadores derrotados recomeça o zero.
O modo multibattle:
Falando com a recepcionista da esquerda você pode fazer batalhas ao lado de um amigo via DS Wireless. Mas além disso você pode batalhar ao lado dos treinadores que você ajudou durante o jogo. Falo de Cheryl, Mira, Riley, Marley e Buck, lembra deles? Se você já lutou ao lado deles terá a chance encontrá-los lá. Agora é a vez deles te ajudarem. Os pokémons deles já não batalham que nem bobos, agora eles realmente podem te ajudar a ganhar batalhas em dupla na Battle Tower. Lembrando que se você escolher essa opção o Palmer não aparece para lutar. Os pokémons deles podem variar:
Cheryl da Eterna Forest
Blissey
Milotic
Latias
Latios
Gastrodon
Porygon-Z
Cresselia
Snorlax
Espeon
Umbreon
Porygon2
Mira da Wayward Cave
Alakazam
Gengar
Zapdos
Espeon
Gardevoir
Latios
Roserade
Magnezone
Magmortar
Togekiss
Glaceon
Porygon-Z
Riley da Iron Island
Breloom
Slaking
Hariyama
Medicham
Absol
Salamence
Metagross
Rampardos
Lucario
Toxicroak
Rhyperior
Mamoswine
Regigigas
Poliwrath
Machamp
Rhydon
Gyarados
Ursaring
Tyranitar
Blaziken
Marley da Victory Road
Dugtrio
Electrode
Starmie
Aerodactyl
Crobat
Sceptyle
Swellow
Ninjask
Weavile
Buck da Stark Mountain
Skarmory
Regirock
Regice
Registeel
Bastiodon Rhyperior
Probopass
Dusknoir
Cresselia
Em um evento do jogo alternativo Pokémon Ranger (Nintendo DS), você tem a missão de pegar um ovo. O continente de lá chama-se Fiore, mas o ovo só pode ser chocado em Sinnoh. Então, é preciso trocar o ovo do jogo Pokémon Ranger para o jogo Diamond/Pearl. Tenha esse ovo em sua equipe e ande por Sinnoh até ele chocar, irá nascer um Manaphy lv.1.
Agora, tendo um Manaphy e um Ditto, basta cruzá-los no Day Care e sairá um ovo diferente. Tenha esse ovo em sua equipe e ande por Sinnoh até:
ele chocar irá nascer um Phione lv.1.
Estas são as formas de se obterem Phione e Manaphy.
Você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo.
Neste evento você receberá o Member’s Card. Vá à cidade Canalave e você poderá acessar o Motel que antes ficava trancado. Vá lá para dormir à noite e você será perturbado pelo Darkrai em seu sonho. Quando você acordar, o diário (journal) estará lá contendo a localização do Darkrai. Vá até o porto no sul da cidade e peça para te levar de barco até o local. Quando você chegar na ilha, poderá batalhar com o:
Darkrai, ele está no lv.40.
Use bastante golpes lutadores nele se quiser ter vantagem, afinal, Darkrai não é do tipo fantasma e sim noturno.
Também você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo. Neste evento, você receberá o item Oak’s Letter (a carta do profº Carvalho). Com este item na mochila, vá à pedra branca que tinha na rota 224. Fale com o profº e a rota irá aumentar de tamanho. Esta Seabreak Path é uma extensão da rota 224, que vai dar direto no Flower Paradise. Atravesse o jardim de flores, no final estará um:
Shaymin
Datos Generales | ||
#492 Shaymin | Nombre: シェイミ Nivel: 30 EO: えいがかん ID: 07198 |
Outro que você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo.
Neste evento, você ganha Azure Flute. Com esse item em sua mochila..
vá para o Spear Pillar no Mt. Coronet, naquele lugar onde você batalha com Dialga/Palkia. Ao entrar no Spear Pillar você tocará a flauta (Azure Flute). As escadas aparecerão e você subirá até o lugar onde o Arceus fica. Este é o pokémon em level mais alto que se pode captura nunca
Arceus, lvl 80
nenhum pokémon apareceu no level 80 para ser capturado, portanto, esteja preparado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário